This is a call to action! It's awesome stuff! CLIQUE AQUI

titulo

Resultados da Busca

conteudo
Não foi encontrado nenhum resultado.
Ocorreu um erro ao buscar. Tente novamente mais tarde.

Indústria 4.0

Conceitos e Aplicação de um Modelo de Gestão Estratégica

Apresentação

A 4ª Revolução Industrial vem causando disrupções e criando novos e inovadores modelos de negócios, portanto, entender seus princípios, suas técnicas e ferramentas, juntamente com o entendimento do atual cenário econômico mundial e local e a transformação que está ocorrendo na sociedade e no mundo dos negócios é de fundamental importância para a sustentabilidade, continuidade e perpetuidade dos empreendimentos.

Objetivo

O objetivo do curso é desenvolver as novas competências dos profissionais que irão atuar em ambientes em que as tecnologias da indústria 4.0 estão sendo aplicadas.

A quem se destina

Diretores, Gerentes, Supervisores e Coordenadores de todas as áreas, envolvidos no contexto estratégico, tático e operacional, interessados em entender o novo contexto para o gerenciamento das organizações e os impactos na sociedade com as tecnologias da Indústria 4.0.

Conteúdo

Módulo 1

Módulo 01 – Indústria 4.0 – Conceitos:

  • O cenário atual do mercado e sociedade;
  • O contexto da competitividade (mundial e brasileira);
  • O desafio para as estratégias de competitividade: sustentabilidade do negócio;
  • A 4ª Revolução Industrial e a Indústria 4.0 – Conceitos fundamentais;
  • A Gestão Estratégica para a Indústria 4.0;
  • Desafios e oportunidades;
  • Vídeos e estudo de caso.
Módulo 2

Módulo 02 – Princípios da Indústria 4.0:

Aplicação dos princípios da Indústria 4.0 na gestão das empresas:

  • Interoperabilidade;
  • Virtualização;
  • Descentralização;
  • Modularidade;
  • Trabalho em Tempo Real;
  • Orientação a Serviços;
  • Dinâmicas e exemplos práticos para introdução dos princípios;
  • Vídeos e estudo de caso;
Módulo 3

Módulo 03 – Técnicas de Aplicação:

Conceitos e aplicação das principais técnicas da Indústria 4.0 e sua integração ao Modelo de Gestão, tais como:

  • IoT (Internet das Coisas);
  • IoS (Internet de Serviços);
  • IoD (Internet de Dados);
  • CPS (Sistemas Físico Cibernético);
  • Big Data;
  • Smart Factory (Fábrica Inteligente);
  • Dinâmicas e exemplos práticos para introdução dos princípios;
  • Vídeos e estudo de caso.
Módulo 4

Módulo 04 – Ferramentas empregadas:

Aplicações práticas das principais ferramentas da Indústria 4.0 e sua integração com os princípios e técnicas para as empresas operarem em um ambiente 4.0, tais como:

  • Nuvem;
  • Realidade Aumentada;
  • Realidade Virtual;
  • Manufatura Aditiva;
  • Dinâmicas e exemplos práticos para introdução dos princípios;
  • Vídeos e estudo de caso.
Módulo 5

Módulo 05 – Modelo de Gestão:

  • O modelo tradicional de gestão;
  • Integração dos princípios, técnicas e ferramentas no ambiente 4.0;
  • O Modelo de Gestão para a integração da Análise Estratégica, da Gestão;
  • Administrativa e da Gestão por Processos;
  • Identificação do Grau de Maturidade da I.4.0 nas organizações;
  • Aplicações práticas em projetos inteligentes.

Carga Horária

16 horas

Professores

Ubiratã Silveira Bueno

Setor Industrial: TRW Automotive
Setor Educação: UNICAMP – COTIL (22 anos como docente)
Atuação de mais de 30 anos de experiência na área da qualidade em empresa multinacional de grande porte no setor automotivo.
Certificação Master Black Belt
Formado em Engenharia Industrial Mecânica pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba
Especialização em Eng. Qualidade
Pós-Graduação em Administração de Empresas
Mestrando em Engenharia de Produção – FCA UNICAMP – Indústria 4.0

José Marcelo Barbosa Palma

Setor Industrial: Cosipa, Whirlpool, Dedini
Setor Educação: Fatec, Senac, EEP – Escola de Eng. de Piracicaba, UNIMEP, Anhanguera
Atuação de 30 anos no segmento siderúrgico, linha branca e bens de capital sob encomenda, nas áreas de manutenção, produção, processos e gestão da qualidade e meio ambiente
Certificação Black-Belt
Especialista Lean-Manufacturing pela Kawasaki do Japão
Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (ciclo 2007 e 2008)
Bacharel em Administração
MBA em Gestão da Produção
MBA em Gestão Financeira,
Mestrando em Engenharia de Produção – FCA UNICAMP – Indústria 4.0.

Wilson Gasparotto Storolli

Setor Industrial: KSPG Automotive / Pierburg, Magneti Marelli, Romi, Ford / Visteon
Setor Educação: FGV-IBE
Atuação de 30 anos, com experiência internacional, em operações industriais no setor automotivo e bens de capital, nas áreas de Processo de manufatura, Engenharia de Produto gerenciamento de Projetos e Produção.
Certificação Green Belt Lean Six Sigma
Formado em Engenharia Mecânica Industrial pela FEI
MBA em Gestão Empresarial pela FGV
Mestrando em Engenharia de Produção – FCA UNICAMP – Indústria 4.0.

Bibliografia

MÓDULO 1

ANFÁVEA – Desempenho da Indústria Automobilística Brasileira, Setembro e Novembro/2017 e Fevereiro/2018

AROUND THE WORLD – Global Sales and Production Forecast, 2017 IHS Markit

DELOITTE DEVELOPMENT LLC (2017). Manufacturing-consumer-opinions-on-advanced-vehicle-technology

http://brasil.abgi-group.com/a-inovacao/ – UK Innovation Report, 2003

https://www.oficinadanet.com.br/post/13498-quais-as-diferencas-entre-as-geracoes-x-y-e-z-e-como-administrar-os-conflitos~

GÄNSSLEN ET AL (2015). ICA – International Controller Association ICV Industrie 4.0 Controlling in the Age of Intelligent Networks: Dream Car of the Dream Factory of the ICV 2015. Munich, 2015.

GERLITZ L. (2015). Design for product and service innovation in Industry 4.0 and emerging smart society. Journal of Security and Sustainability Issues 5(2): 181–198

HEINEKE, K., MOLLER, T., PADHI, A. E TSCHIESNER, A. (2017). The Automotive Revolution is Speeding-Up”, McKinsey Center for Future Mobility.

LEE, K.; KIM, J. (2009). Current status of CSR in the realm of supply management: the case of the Korean electronics industry. Supply Chain Management: An International Journal, v. 14, n. 2, p. 138-148.

MCKINSEY DIGITAL (2015). How to navigate digitization of the manufacturing sector.

NOBRE FILHO, W.; SIMANTOB, M.; BARBIERI, J. (2006). Em busca da sustentabilidade socioambiental: O caso Copesul. Anais SIMPOI FGV-EAESP: IX SIMPOI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2006.

ROLAND BERGEr (2014). Industry 4.0 – The new industrial Revolution.

SINDIPEÇAS E ABIPEÇAS – Relatório da Pesquisa Conjuntural – Edição 72, outubro 2017 e edição 76 de fevereiro 2018.

WORLD ECONOMIC FORUM – The Global Competitiveness Report 2017–2018”.

MÓDULO 2

BLOEM J., VAN DOORN M., DUIVESTEIN S., EXCOFFIER D., MAAS R., E VAN OMMEREN E. (2014) The Fourth Industrial Revolution – Things to Tighten the Link Between IT and OT

CÉSAR F.I.G. (2016) INDUSTRY 4.0: A bibliometric analysis and guidelines for future research perspectives

CUSTODIO, R. (2016) Technology, connectivity and manufacturing – A new industrial revolution – Roland Berger.

DOMBROWSKI U., WAGNER T. (2014) Mental strain as field of action in the 4th industrial Revolution.

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL (WORLD ECONOMIC FORUM):

  • Las 7 tendencias tecnológicas del 2017 y 2018 (2017 y 2018)
  • 10 predicciones que demuestran que en 2018 la tecnología se volverá humana (2018)
  • 10 tendencias de negocios que los empresarios tienen que conocer (2016)
  • Las 10 tecnologías emergentes de 2015 (2015).

GERLITZ L. (2015). Design for product and service innovation in Industry 4.0 and emerging smart society. Journal of Security and Sustainability Issues 5(2): 181–198

KAGERMANN / ACATECH (2013) Recommendations for implementing the strategic initiative INDUSTRIE 4.0

PORSCHE CONSULTING (2016) Industry 4.0: Digital Transformation – Prepare, implement and Profit

PRICEWATERHOUSECOOPERS GMBH – FIVE TRENDS TRANSFORMING THE AUTOMOTIVE INDUSTRY, © 2017-2018 PwC -https://www.pwc.com/gx/en/industries/automotive/publications/eascy.html

SCHWAB K. (2016) A Quarta Revolução Industrial.

ZHOU K., Lifeng Zhou T.L (2015) Industry 4.0 – towards future industrial opportunities and challenges

MÓDULO 3

ANDERL, R. Industrie 4.0 – Advanced Engineering of Smart Products and Smart production. Proceedings: 19th International Seminar on High Technology, 2014.

HENG, S. Industry 4.0 – Upgrading of Germany’s industrial capabilities on the horizon. Deutsche Bank Research, Frankfurt am Main Germany, 2014.

HERMANN, M., PENTEK, T., OTTO, B. Design Principles for Industrie 4.0 Scenarios: A Literature Review. Technische Universität Dortmund: working paper 01/2015, 2015.

IATF 16949 – Requisitos de sistema de gestão da qualidade para as organizações de produção automotiva e de peças de reposição, IATF – International Automotive Task Force, 2016.

ICA – International Controller Association ICV. Industrie 4.0 Controlling in the Age of Intelligent Networks: Dream Car of the Dream Factory of the ICV 2015. Munich, 2015.

MÓDULO 4

DELOITTE, Industry 4.0: Challenges and solutions for the digital transformation and use of exponential Technologies, 2014

Desafios para a indústria 4.0 no Brasil. Confederação Nacional da Indústria, Brasília, 2016.

FLEISCH, E. An Economic Perspective. Auto-ID Labs, White Paper, 2010.

https://iot-analytics.com/global-overview-640-enterprise-iot-use-cases/ acesso em 27/02/2018

MIORANDI, D., SICARI, S., PELLEGRINI, F. DE, CHLAMTAC, I. Internet of things: Vision, applications and research challenges, Elsevier, 2012.

SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1ª ed., São Paulo: Edipro, 2016.

SCHWAB, K. The Fourth Industrial Revolution: what it means, how to respond. World Economic Forum, 2016

ZHOU, K., LIU, T., ZHOU, L. Industry 4.0: Towards Future Industrial Opportunities and Challenges. 12th International Conference on Fuzzy Systems and Knowledge Discovery (FSKD), 2015

MÓDULO 5

ANDERL, R. Industrie 4.0 – Advanced Engineering of Smart Products and Smart production. Proceedings: 19th International Seminar on High Technology, 2014.
DELOITTE, Industry 4.0: Challenges and solutions for the digital transformation and use of exponential Technologies, 2014
HERMANN, M., PENTEK, T., OTTO, B. Design Principles for Industrie 4.0 Scenarios: A Literature Review. Technische Universität Dortmund: working paper 01/2015, 2015.
KAGERMANN / ACATECH (2013) Recommendations for implementing the strategic initiative INDUSTRIE 4.0

MÜHLHÄUSER, M., Smart Products: An Introduction. Parte do Communications in Computer and Information Science book series (CCIS, volume 11), pp. 158–164, 2008.

WEF – World Economic Forum, The Future of Electricity: New Technologies Transforming the Grid Edge, World Economic Forum, March 2017.

MÓDULO 6

Nguyena, et al. Big data analytics in supply chain management: A state-of-the-art literature review, 2017

Mell, Peter, and Tim Grance. The NIST definition of cloud computing, 2011.

Fazlollahtabar, H., & Saidimehrabad, M. Autonomus Guided Vehicle (pp, 20-25) Springer International Publishing, 2015.

Greenwald, S.,Kulik, A., Beck, S., Frohlich, B., Cobb, collaborative learning in virtual reality. 2017

Ahson, S., & Ilyas, M. RFID handbook: applications, technology, security, and privacy. CRC press

Despeisse, M., Baumers, M., Brown, P., Chamley, F., Ford, S. J., Garmulewicz, A, & Rowley, J. (2017). Unlocking value for a circular economy throught 3D printing: A research agenda. Technological Forecasting and Social Change, 115,75-84.

Shmueli, G., Bruce, P.C., Yahav, I., Patel, N. R, & Lichtendahl Jr, K. C., (2017). Data Mining for business analytics: Concepts, Techniques, and Applications in R. John Wiley & Sons.

MÓDULO 7

MARCIAL, Elaine Coutinho. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. Editora FGV, 2015.

DRUCKER, Peter F. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, p. 159-168, 1996.

GODET, Michel. Creating futures. Economica, 2001.

Why digital strategies fail
http://www.mckinsey.com/business-functions/digital-mckinsey/our-insights/why-digital-strategies-fail?cid=eml-web

Global Agenda Council on the Future of Manufacturing – “The Future of Manufacturing – A Workshop in Cooperation with the United Arab Emirates”, 2015.

IPEA. Megatendências mundiais 2030: o que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo? Contribuição para um debate de longo prazo para o Brasil / organizadora: Elaine C. Marcial. – Brasília: 2015

SCHWARTZ, Peter. The art of long view: planing for the future in a uncertain world. New York: Doubleday, 1996

PETERSEN, John L. Out of the blue: how to anticipate big future surprises. New York: Madison Books, 1999

Outros Cursos