Descrição
Apresentação
O tema avaliação de desempenho não é recente. Gestores preocupam-se com isso desde a década de 30, mas o assunto foi ganhando relevância e na década de 90 ganhou grande notoriedade e assim se mantém até hoje. Trata-se do acompanhamento dos principais resultados de uma organização, buscando com isso apresentar patamares de desempenho cada vez maiores.
Objetivo
O objetivo do curso é identificar critérios de avaliação de desempenho nos processos e departamentos, criar indicadores de desempenho adequados para cada processo e utilizá-los para melhorar o desempenho do departamento.
A quem se destina
Executivos, gestores e outros profissionais que participam do controle e gestão de processos e departamentos; e profissionais que estão sendo preparados para assumir cargos de gestão e controle.
Conteúdo
Módulo 1
Módulo 01 – Desempenho e Resultados:
- A importância da gestão do desempenho;
- Medidas de desempenho e resultado;
- Benefícios das medidas de desempenho.
Módulo 2
Módulo 02 – Construção de Indicadores:
- Construção dos indicadores (estrutura);
- Desdobramento dos indicadores;
- Alinhamento dos indicadores.
Módulo 3
Módulo 03 – Mapa de Indicadores:
- Construção da árvore de indicadores;
- Análise causal de desempenho e resultado;
- Desempenho e resultados críticos.
Módulo 4
Módulo 04 – Gestão de Indicadores:
- Como gerenciar o indicador;
- Quem gerencia o indicador;
- Quando gerenciar o indicador.
Carga Horária
8 horas
Professor
Leonardo Fabris Lugoboni
Empresário, palestrante e consultor na área de planejamento estratégico e indicadores de desempenho, com experiência profissional em multinacionais do segmento automotivo e empresas familiares. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP. Mestre em administração de empresas pela USCS e professor da Pós-Graduação do INSPER e da FECAP. Pesquisador na área de estratégia, controladoria e sustentabilidade, com mais de 50 pesquisas aprovadas em 2014 em revistas e congressos científicos nacionais e internacionais.


Bibliografia
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