Descrição
Apresentação
Essas são algumas perguntas, entre tantas outras, que você encontrará a resposta ao longo do curso de Gestão de Custos e Formação de Preços.
Nele você aprenderá a formar e analisar os preços e seus elementos tornando o seu negócio não só mais competitivo como atraente para investidores, fornecedores e novos clientes.
Objetivo
O objetivo do curso é o conhecimento e a análise profunda da estrutura dos produtos, isto é, de toda a estrutura de custos, despesas, processos e margens. Também ensina a calcular o preço de venda, levando em consideração todos os impostos adutores e includentes e os impactos nas margens; e contemplar os conceitos de competitividade e lucratividade, tanto no mercado primário como no secundário (after), sustentando a viabilidade das operações.
A quem se destina
Gestores e analistas de custos, precificação, vendas, compras e PCP, com conhecimentos básicos de custeio e precificação.
Conteúdo
Módulo 1
Competitividade e globalização
Os Cenários: globalização e competitividade Indicadores macroeconômicos e projeções Contribuição de cada área da empresa na formação de preços
Módulo 2
Gestão dos elementos de custeio
Diferenças técnicas entre custos e despesas
Relações existentes entre os gastos fixos e variáveis
Aspectos fiscais e tributários
Regimes de apuração de lucro
Módulo 3
Custo de materiais e do processo industrial
Custo da matéria-prima, estocagem e perdas.
Mão de obra direta e custos indiretos de fabricação
Custeio por "absorção" e por "tempo"
Método: custo/minuto/fase/produto
O custeio marginal como ferramenta de apoio decisorial
Módulo 4
A formação de preços e o break-down
A estruturação dos fatores de mark-up
Definição das margens de lucro negocial
A determinação do preço final
Módulo 5
Margem, mix e volume
O cálculo “correto” da margem bruta
Qual é o preço ideal? Mínimo? Desconto? Itens, clientes, regiões X % vendas, % margens, e gastos fixos.
Carga Horária
16 horas
Professor
Marcelo Martinovich
Pós-Graduado em Administração Financeira, Economista e Publicitário. Conselheiro do COFECON – Conselho Federal de Economia e da FENECON – Federação Nacional dos Economistas; Vice-Presidente do SINDECONSP – Sindicado dos Economistas de São Paulo; Delegado do CORECONSP – Conselho Regional de Economia de São Paulo;
Membro-Fundador do Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, onde também foi Conselheiro Consultivo; Coordenou a Comissão de Análise de Empresas da APIMEC-SP – Associação dos Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

Bibliografia
Desempenho do Setor de Autopeças – 2018
Sindipeças – Abipeças
Contabilidade Básica – 2015
Marion, José Carlos
Editora Atlas
Consultoria Empresarial – 2013
Martinovich, Marcelo. Co-Autor
Editora LiterareBooks
Contabilidade de Custos – 2010
Martins, Eliseu
Editora Atlas
Princípios de Administração Financeira – 2010
Guitman, Lawrence J.
Editora Pearson