This is a call to action! It's awesome stuff! CLIQUE AQUI

titulo

Resultados da Busca

conteudo
Não foi encontrado nenhum resultado.
Ocorreu um erro ao buscar. Tente novamente mais tarde.

Saiba mais sobre a criação e gestão de indicadores de desempenho

KPIs dão uma forma de colocar os objetivos organizacionais em números, tornando-os mensuráveis. Saiba como criá-los e colocá-los em prática.

O sucesso de uma boa administração empresarial envolve não só um excelente planejamento estratégico como também a existência de eficientes indicadores de desempenho.

Então, se você é do tipo de gestor que espera as reclamações chegarem para descobrir que algo não vai bem, seja na qualidade dos produtos/serviços, na entrega ou no atendimento, saiba que há uma maneira muito mais madura e eficaz de gerenciar a performance da empresa.

O que são os indicadores de desempenho?

Sabe-se que gerir uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, não é das tarefas mais fáceis. Existe uma infinidade de fatores internos e externos que podem impactar a organização, e este impacto nem sempre é positivo. É definitivamente impossível anular o efeito destes agentes sobre o ambiente organizacional.

No entanto, por meio de indicadores de desempenho, torna-se muito mais fácil exercer um controle objetivo sobre todos os aspectos da empresa. Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator) são uma forma de colocar os objetivos organizacionais em números, tornando-os mensuráveis.

A partir disso, não é novidade que a maioria das empresas tem por objetivo aumentar as vendas, certo? Mas, qual o caminho que será trilhado para atingir esta meta? O que impede a empresa de alcançar este resultado? Nesse sentido, há diversos indicadores que podem ser úteis para ajudar a sanar essas dúvidas. Neste caso, para a área de vendas, tem-se como exemplo indicadores como o ciclo médio de vendas, o índice de conformidade, o ticket-médio, entre outros.

Confira a seguir alguns dos principais tipos de indicadores de desempenho empresarial que podem contribuir para o alcance das metas da organização.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

Primeiramente é importante saber que os indicadores de desempenho irão variar de acordo com o perfil de cada empresa e o seu tipo de atividade. Logo, é preciso conhecer e analisar bem os objetivos da organização e, apenas após essa etapa, escolher os tipos de indicadores mais adequados.

Entretanto, iremos listar aqui alguns dos principais indicadores que podem ser utilizados como uma excelente forma de assegurar a tangibilidade dos objetivos organizacionais. Resumidamente, estes indicadores podem ser classificados em quatro tipos principais:

Indicadores de desempenho de produtividade: Referem-se à relação entre o uso de recursos (humanos, financeiros e materiais) e o número de entregas em determinado período. É crucial que este seja acompanhado de indicadores de qualidade, visto que não adianta aumentar a produção e diminuir o nível da entrega.

Indicadores de desempenho de qualidade: Referem-se aos indicadores utilizados para detectar as não-conformidades, como entregas fora do padrão ou desvios no processo. Este indicador pode ser medido pela relação entre o número de saídas totais x número de saídas com avaria. O feedback do cliente é muito importante neste indicador.

Indicadores de desempenho de capacidade: Referem-se à capacidade máxima de entregas por período. Isso porque não adianta o departamento de vendas comercializar 100 peças por dia se o setor de produção só consegue viabilizar 80. Assim como não adianta produzir 80, se a logística só consegue entregar 50. Estes seriam os chamados gargalos, que devem ser evitados por meio da correta gestão do desempenho.

Indicadores de desempenho estratégico: Referem-se aos indicadores diretamente atrelados ao planejamento estratégico da empresa. Eles dão uma visão clara de como a organização está se aproximando ou se afastando da sua visão de futuro e o que é preciso para alcançá-la.

Dentro de cada um desses tipos são desenvolvidos os indicadores específicos para cada área/objetivo. Confira a lista de KPIs mais utilizados para os negócios:

  • ROI (retorno sobre o investimento);
  • Ciclo Médio de Vendas;
  • CAC (Custo de Aquisição por Clientes);
  • Taxa de Cancelamento;
  • Problemas resolvidos no primeiro contato;
  • ESI (Employee Satisfaction Index) ou nível de satisfação da equipe;
  • Entre outros.

Ambiente de alta performance

A criação de indicadores e a gestão de desempenho são fundamentais para a construção e a manutenção de um ambiente de alta performance. Por meio da mensuração dos resultados é possível acompanhar os números de perto, identificando quaisquer desvios e facilitando a tomada de decisão e ações corretivas.

 

Tão importante quanto corrigir os problemas é tentar preveni-los, no melhor dos cenários, ou fazer com eles não sejam reincidentes. Isso pode ser feito utilizando os indicadores como base para um projeto de melhoria contínua, por exemplo. Por isso é tão importante a utilização de KPIs, afinal, como corrigir um problema que você ainda não conhece?